quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

COZINHA JULIANA PROCOPIO!!!TODESCHINI-TAHA(PACAEMBU)












SALA DE JANTAR PEQUENAS

Para quem mudou ou vai mudar de casa ou está a renovar a decoração, as decisões estratégicas relativamente à área das refeições não são menos importantes.
Para começar, nem todas as casas tem uma área exclusiva de sala de jantar.
Muitas têm apenas uma sala que serve simultaneamente de área de estar e de espaço para refeições.
Vale a pena reflectir, nestes casos, se é boa ideia abdicar de um terço ou mais da sala para ter uma mesa e, em caso positivo, qual o tamanho mais adequado.


Locais de passagem podem dar excelentes spots de refeição.

Mesa? Talvez não…

Tradicionalmente acomodava-se uma mesa num extremo da sala, sem pensar muito no assunto.
Mas terá mesmo de ser assim?
Se vive sozinho(a) ou só com mais uma pessoa e a maioria das refeições são feitas na cozinha, porque não fazer da sala um acolhedor espaço de convívio sem ter de atravancar a custo a mesa e mais dois sofás?
‘Ah, mas há os almoços de Natal e os jantares de aniversário’. Se não tem mais do que meia dúzia de eventos destes por ano é perfeitamente possível conceber alternativas:
  • Uma pequena mesa dobrável encostada a uma parede é um prático móvel de apoio que se pode converter em mesa de refeição apenas quando for preciso.
  • Aderir á moda dos jantares volantes. Alimentos e bebidas dispostos entre aparadores e outros móveis permitem o convívio alegre e confortável em cadeiras, sofás, pufes e almofadas…
  • Uma mesa de centro larga e baixa é o cenário ideal para um informal jantar japonês à base de sushi…
  • Um hall espaçoso pode albergar uma mesa dobrável num canto que assim que é desdobrada transforma aquele espaço numa sala de jantar temporária original. Estranho? Não, imaginativo, sim!






























Nem sempre é fácil albergar na mesma sala duas áreas distintas de estar e de refeição.

Fazer sala!

A escolha da mesa: redonda, oval, quadrada, extensível, também vai depender em grande medida do espaço disponível. Em áreas mais diminutas, em vez de um aparador de apoio pode optar por armários e prateleiras de parede.

Perto de uma janela a mesa beneficia de luz natural durante o dia
Idealmente, a mesa ficará bem perto de uma janela que permita a entrada de luz natural. Mesmo que outras divisões da casa privilegiem uma negritude vanguardista, esta área quer-se luminosa e acolhedora.
Cores vivas e tons quentes nas paredes ajudam a animar o ambiente.

Tons quentes nas paredes animam o ambiente
Quando calcular o espaço certifique-se que dá margem suficiente para as áreas de passagem ficarem livres quando as cadeiras se afastam para alguém se levantar.
 O mesmo cálculo vale para o tamanho do tapete por baixo da mesa, se houver. Deve ter largura suficiente para abranger as cadeiras sem que estas tropecem nele ao serem afastadas.

O tapete deve ter largura suficiente para permitir o afastamento das cadeiras