quinta-feira, 31 de maio de 2012

PROVENCE(MASOTTI/PINHEIROS SÃO PAULO)


Para começar bem a semana,e atender a pedidos de e-mails , aproveitar que papel de parede e tecidos estampados e floridos voltaram com toda força a moda da casa, vou falar sobre o estilo Provença(http://www.masotti.com.br/l).

Primeiro um pouquinho de história para aqueles que com certeza já viram, mas não conhecem muito esse estilo que em geral agrada aos mais românticos.
Provençal vem de Provence, região situada no sul da França, que por sua vez deu origem a esse estilo bastante simples para a época e como já disse muito romântico.
Bem, como muitas das coisas da vida que acontecem por acaso, ou seja, sem intenção primaria, alguns artesões do século XVI e XVII por falta de condições financeiras de usar madeiras nobres para fabricação de seus móveis, criaram uma mistura à base de gesso e cola chamada gessocré que disfarçava os defeitos e veios da madeira de qualidade inferior. C
om o tempo essa massa se desgastava e dava aos móveis aquela aparência da pátina tão conhecida por nós hoje em dia.
Aliado as estampas delicadas e floridas geralmente em azul, verde e rosa, listras e cenas rurais chamadas de toile de jouy, o estilo Provençal caiu nas graças de Maria Antonieta que mandou construir nos jardins de Versalhes uma pequena Vila toda decorada deste modo, fazendo o estilo ganhar status e se perpetuar sobre o tempo.

Agora vamos ao que mais gostamos, imagens de como utilizar em nossas casas este jeito especial de decorar(onde encontrar Masotti Teodoro Sampaio 1678/Pinheiros/SP).



Reparem que charme a salamandra fazendo as vezes de lareira





Espaços brancos, floridos e delicados





Reparem nas banquetas e no armário para louças atrás da bancada





Sala bem ao Estilo Provence





Pequena e delicada



Olha que linda essa cadeira Masotti



Masotti(Teodoro Sampaio,1678/Pinheiros /SP)