sábado, 5 de março de 2011

ESTILO PROVENCE!!!












A decoração estilo provençal ou como conhecido internacionalmente French Country Style, surgiu na cidade de Provença, na França. É caracterizado pela elegância, delicadeza e pela mistura dos MOVEIS clássicos regentes com outros desgastados ou rústicos. Geralmente nesse tipo de decoração predominam cores neutras, claras e suaves, como o branco, rosa, azul e o verde.
Esse estilo de decoração nos remete à vida rural antiga dos franceses com suas casas de campo. Naquele tempo costumava-se ter mais de uma casa, uma para cada estação do ano, mas só um mobiliário. Com isso, necessitavam carregar de uma casa para outra, o que tornava os móveis desgastados e com a aparência envelhecida e arranhada. Com o tempo, as classes menos favorecidas começaram a imitar essas pinturas como se fosse um estilo, o que acabou se tornando moda.
O estilo provençal não conta apenas com moveis envelhecidos, mas também paredes desgastadas ou de pedra, móveis pesados de madeira, lustres de ferro, estofados forrados com tecidos nobres e estampados e outros detalhes como taças de cristal ou até mesmo de vidro rústico daqueles mais pesados. Veja as fotos a seguir e conheça um pouco mais da decoração estilo Provençal:
.