Os decks de madeira são muito utilizados em áreas externas,sou suspeita para falar pq adoro, sobretudo por serem feitos de um material que tem o poder de trazer vida e beleza para varandas, piscinas e jardins.
Os decks formam caminhos entre o verde nos jardins, ou delimitam áreas que podem funcionar como solariuns, playgrounds para a criançada, áreas para mesas etc.
Eles podem ser encomendados sob medida, ou podem ser comprados em placas que são posicionadas sobre um piso ou contrapiso existente (este tipo é fácil para limpar, possibilita a troca de posição e até mesmo a remoção em caso de mudança).
A base onde o deck estará apoiado deve possuir o caimento necessário para o escoamento da água da chuva, assim como ralos para conduzir essa água.
O ideal é comprar a madeira certificada, extraída através de projetos de manejo aprovados e ainda instalar o deck elevado sobre uma área permeável para colaborar com o problema das enchentes nas cidades (veja também o post “Contra enchentes e inundações, invista em áreas externas ajardinadas e revestimentos como pedriscos”).
A manutenção correta destes pisos é a raspagem e a aplicação de verniz náutico a cada seis meses.
Isto aumenta o tempo útil do seu deck.
Além do verniz náutico e do stain, existem alguns produtos que criam uma película resistente e protetora sobre a madeira e são especiais para áreas externas como o Polideck da Sayerlack, que tem também UV resistente aos raios solares.
Não esqueça também de verificar a procedência e a secagem da madeira a ser utilizada.
Com estes cuidados, a durabilidade pode chegar a até 10 anos.