terça-feira, 1 de março de 2011

LUMINARIAS

Um dos fatores mais importantes no momento de decorar é a iluminação.
Através dela, distribuiremos a luz no ambiente de acordo com nossa necessidade e vontade, além de poder acentuar e destacar e até esconder certos pontos da composição do ambiente. Nesses momentos é necessário contar com as luminárias corretas para garantir o efeito esperado na decoração. Com vários estilos e modelos, cada luminária tem uma função específica, podendo dar imponência à sua sala de jantar ou garantir o clima de aconchego em seu quarto.Separamos algumas dicas para te ajudar na hora de planejar seu projeto luminotécnico.
Uma das considerações a se fazer é se o ambiente onde vai ser feito o projeto de iluminação é interno ou externo. Outra é sobre os modelos de luminárias a ser escolhido 


Lustre – Se seu objetivo é garantir imponência e destaque ao ambiente, a luminária que você precisa é um lustre. Formado por múltiplos braços e suspenso no teto, o lustre pode assumir várias formas e estilos, como o clássico, contemporâneo e até mesmo os dois. Esse tipo de luminária é aplicado em ambientes amplos, como sala de jantar ou hall de entrada. Vale ressaltar que a peça pode ser utilizada como iluminação geral do cômodo, porém, geralmente funciona como complemento à decoração.
Pendente – As luminárias pendentes são versáteis e podem ser confeccionadas em diversos materiais. Com maior funcionalidade se comparado ao lustre, o pendente é utilizado para garantir um foco de luz sobre mesas e aparadores. Mas essas luminárias podem ser utilizadas em outros ambientes, como, por exemplo, sobre bancadas de cozinha, proporcionando uma atmosfera agradável. A peça pode ser encontrada em diversos estilos e normalmente é pendurada por fios ou cabos elétricos.
Arandela – Próprias para pendurar na parede, as luminárias arandelas projetam uma luz difusa, proporcionando uma iluminação direta. Além disso, essas luminárias podem produzir efeitos diferentes dependendo do material em que forem produzidas. Como por exemplo, os modelos com cúpula, que deixa o espaço ainda mais acolhedor. Asluminárias arandelas também podem ser utilizadas no jardim, colocadas atrás das plantas para proporcionar iluminação à sua área externa.






Spots – essas luminárias são geralmente utilizadas para destacar uma peça ou um ponto em específico. Mas para isso é necessário tomar algumas precauções. O uso de lâmpadas adequadas para a proposta da decoração. Para quadros, prefira lâmpadas dicróicas, já para esculturas, prefira lâmpadas da família AR.  Hoje em dia é possível encontrar diversos modelos no mercado, inclusive alguns com a lâmpada à mostra. Por serem peças de pequeno porte, é preciso se atentar ao momento de comprar a lâmpada, caso a intenção não seja deixar esse tipo de luminária em evidência.



Abajur – Um dos mais conhecidos tipos de luminárias, o abajur tem como finalidade garantir um clima mais intimista e próprio para leitura. Podem ser utilizados em diversos cômodos da casa sobre o criado-mudo ou mesa de cabeceira. Sua cúpula possui variedade de fabricação de acordo com o estilo ou material e funciona como umdifusor, deixando a iluminação mais suave e aconchegante.



Plafon – Proporcionando iluminação indireta, essas luminárias são colocadas junto ao teto e podem causar luz direta ou indireta. Quando essas luminárias são feitas em vidro, elas irradiam luz em direção ao teto, refletindo indiretamente para o ambiente. Criando assim, menos sombra e sendo mais agradável aos olhos. Quando direta, o vidro não impede que a luz alcance o espaço, proporcionando uma iluminação direta.

Uma dica é optar por luminárias com lâmpadas de LED que oferece economia de energia. Agora que você já sabe alguns dos tipos de luminárias existentes, fica mais fácil escolher a que cabe melhor na decoração da sua casa. Inspire-se!




Segue varios modelos para vc se inspirar