A cortina é o elemento que tem uma função muito importante, pois além de decorar ela protege contra a luminosidade no ambiente. Na hora de projetar é preciso analisar o tipo, o acabamento, tecidos, modelos e medidas para que esse conjunto esteja em harmonia com o resto da decoração do espaço.
Para te ajudar aqui vão alguns modelos para você não se perder na hora da escolha:
Para te ajudar aqui vão alguns modelos para você não se perder na hora da escolha:
- Cortina de Voal – De tecido fino com leve transparência e normalmente utilizado em sala de estar devido seu bloqueio parcial de iluminação.
- Cortina de Sarja – Ele é ideal para um dormitório descontraído e jovial. O bacana desse tecido é investir em estampas modernas e divertidas.
- Cortina DuoFold – Com sistema moderno de cordas possui movimentos de baixo para cima ou vice-versa.
- Cortina Blackout – Ideal para quartos, pois ela bloqueia 100% da iluminação.
- Cortina Rolo – Possuem acionamento elétrico e manual e quando encolhidas ficam enroladas podendo ser escondida na sanca de gesso ou no varão da cortina.
- Cortina Romana – Possuem divisórias com estrutura de varetas e quando fechadas tem acabamento dobrado na horizontal. Tem uma variedade de materiais que podem ser utilizados, os principais são de linho e tecidos.
- Cortina para Teto – Para cobertura de áreas externas a mais utilizada é a cortina romana, pois oferece conforto térmico e um visual bonito.
- Cortina Painel – Possui recolhimento lateral e é composto por painéis que abrem no sentido horizontal presa sobre trilho.
Para entender melhor sobre os modelos de cortina separamos imagens de ambientes decorados com esse item decorativo que faz toda diferença no espaço.