O Conceito de loft urbano foi consagrado mundialmente, com os grandes espaços industriais de Nova Iorque, convertidos para uso residencial mostrados em filmes de Hollywood, tais como, Flashdance e Ghost. Tamanha foi a repercussão desta época, que hoje, muitos dos apreciadores do Loft Living (vida em lofts), atribuem seu local de nascimento a NY, ignorando suas origens rurais e que sua primeira versão urbana, aconteceu na França, no década de 50, com os apartamentos da Cité Radieuse, do arquiteto urbanista Le Corbusier.
No período, do final da década de 60 e inicio da década de 70, eram considerados lofts, somente os grandes espaços convertidos, situados nos andares superiores de industriais e galpões. Guardadas as devidas proporções, os lofts representavam um espaço residencial diferenciado, que só encontrava paralelo, nos sofisticados apartamentos de cobertura (en:penthouse apartment).
Com a exposição em filmes, como espaço sofisticado mas despojado, rapidamente, o mercado imobiliário, passou a oferecer Soft Lofts e Loft Apartments, um tipo de residência menor, mas com quarto situado em mezanino, pé direito elevado (geralmente duplo), plano aberto (en:open plan), planta livre, sala e cozinha integrados, e na maioria dos casos, grandes áreas envidraçadas. Em Smallville (série), da Warner, o jovem Clark Kent, é mostrado em diversos episódios, em um hayloft transformado em barn loft (Loft residencial de celeiro).
Para manter o nome loft, convencionou-se que o nome se devia ao fato de que o dormitório ficava situado no mezanino, e não ao fato de que ficava em um andar elevado, como um apartamento de cobertura. Contribuiu para esta transposição o fato de que as camas conhecidas como "camas de campanha", no Brasil, serem conhecidas nos EUA, como camas loft (en:loft beds).
A partir de 2000, tem sido mostrados em revistas e mostras de decoração como a Casa Cor, no Brasil, espaços denominados como loft, onde o nome é justificado, pelo plano aberto (en:open plan) integral, ou seja, pela ausência de divisões tanto verticais (mezanino), como horizontais (particionamento).
O conceito de loft continua evoluindo, incorporando novos elementos tais como, eficiência energética, sustentabilidade, design universal e acessibilidade. Tal é a quantidade e diversidade de adjetivos que estão sendo adicionados, que ainda vai demorar para que loft deixe de ser sinônimo de inovação.
Os lofts contemporâneos têm projetos arquitetônicos inspirados no estilo de morar que nasceu em Nova York na década de 1970. Lá, velhos galpões e armazéns de edifícios foram reformados para servir de moradia para profissionais liberais, artistas, publicitários e executivos. Os lofts de Nova York eram conhecidos por não terem paredes dividindo os ambientes, pelos mezaninos de madeira ou ferro e seus grandes elevadores de carga, além de pés-direitos altos e grandes janelas. Os espaços foram concebidos com inspiração nos lofts criados pelo arquiteto francês Le Corbusier, na década de 1920
Na maioria dos casos, as paredes internas têm papel estrutural; o peso da cobertura também se distribui por elas. Isso é mais frequente em construções antigas; as mais recentes já são feitas com estrutura de concreto e por isso as paredes, que servem para separar ambientes, podem ser derrubadas com mais facilidades.
As paredes de separação podem ser eliminadas ou abertas desde que antes seja feito um cá para redistribuir o peso que suportam e um projeto para substituí-las por outra estrutura, como um pilar ou uma viga, e saber se as outras paredes têm condições de suportar a nova carga.
Além da atenção às cargas, antes de mexer nas paredes é preciso identificar (no projeto ou com uma prospecção) onde estão as prumadas (colunas por onde passam tubulações de abastecimento geral), que podem ser desviadas, se for o caso.
Ao decidir abrir ou derrubar uma parede, além do aspecto estrutural é preciso levar em conta os efeitos que a obra terá no conforto térmico e acústico da casa (como aquecimento ou esfriamento de ambientes incidência de sol e de vento, ocorrência de eco,...)
O mais importante antes de morar num loft eu asseguro é:
Comece derrubando suas paredes internas...A parede do preconceito,as paredes emocionais...Como falei á cima...Morar num Loft é um estilo de vida...E vc tem q estar preparado para isso!!!!