Os quartos pertencem à área íntima da casa e tem como função, à princípio, propiciar aos usuários um ambiente de tranquilidade, descanso, recolhimento e intimidade, assim como ter áreas para guarda de roupas e objetos íntimos, em áreas conjuntos ou não (closets). Há também as suites, onde se acrescenta um banheiro exclusivo para uso do(s) habitante(s) do quarto. E ainda há aqueles que desejam um ambiente para leitura.
Os quartos atualmente são, em geral, pequenos até para sua função principal; E o pior é que muitos, por desejo ou falta de opção, ainda acrescentam áreas de trabalho (com computador) nos seus quartos (idéia que particularmente, considero muito ruim, visto a incompatibilidade de descanso x trabalho ou até quando o computador é usado para lazer, pois é um elemento excitante, o que não combina com descanso e tranquilidade).
É bem diferente analisar e decorar um quarto para uma só pessoa, um de casal, um de hóspedes, um de uma criança ou de mais que uma criança. Quando há mais que uma pessoa sempre temos desejos diferentes que dificultam a decisão de decoração.
A ventilação, já que se passa muito tempo nele e a boa ventilação é saudável no ambiente em que dormimos. Mas temos que ter cuidado com correntes de ar, que podem prejudicar os mais sensíveis. Ventiladores de teto devem ficar no centro da cama (eles não devem ser colocados em rebaixamentos de gesso).
Os comandos de iluminação e aparelhos (como tv, ar, etc) do quarto devem ser acessíveis para quem está deitado. Ao pensar em iluminação para leitura na cama, pense na pessoa ao lado. O ideal é que a iluminação não o atrapalhe. Luminárias pequenas com braços giratórios fixadas na parede são boas opções. Ou iluminação na cabeceira, direcionada para cada pessoa. Investir em dimmer é sempre uma boa idéia para criar ambiente diferentes no quarto de casal.
Outro item que deve ser cuidado é a acústica; Temos que nos preocupar com o ruído que entra ou sai do quarto para outras partes da casa ou exterior. As paredes não devem ser finas demais, há hoje muitos revestimentos que ajudam a evitar os ruídos indesejados (como a cortiça, por exemplo).
5) Para “aumentar ” o espaço:
- Cama elevada pode ter um armário embaixo; Cama comum pode ter gavetas sob o estrado;- Prateleiras no lugar de criado-mudo e arandelas presas às paredes
- TV no quarto (que eu detesto, mas..) sobre suportes presos à parede (que eu também detesto, mas..)
- Prateleiras nas paredes; Portas de correr
- Use o espaço abaixo das janelas para móveis baixos
- Móveis com quinas arredondadas facilitam a circulação
- Nichos na parede da cabeceira podem fazer o papel de mesas de apoio e guardar objetos de decoração, luminárias e livros.
4) Boas medidas e idéias para o guarda-roupas
0) Antes de tudo, analise tudo que vc tem, doe o que não usa, não gaste o pouco espaço que sempre temos com o que não precisa gastar. E pense que aquilo que guarda para usar no dia que emagrecer, ou porque não consegue se desvencilhar pode estar fazendo falta para alguém e pode fazer toda a diferença na vida desta pessoa. Doar é dar espaço para ter mais e melhor!1) portas e tampos transparentes facilitam visualizar o conteúdo
2) Gavetas são para peças pequenas e coisas que não precisam estar à vista. Divisórias internas são uma boa idéia, pois as meias, roupas íntimas e bijuteiras ficam organizadas
3) prateleiras são boas para sapatos e bolsas. As de correr facilitam o acesso;
4) Portas ripadas evitam o bolor
5) Sapatos devem ficar separados das roupas, em compartimentos ventilados, se as prateleiras forem inclinadas ocupam menos espaço
6) Medidas: Maleiro: 40 cm de altura em armário com 65 de profundidade; Ternos cabem em nichos com 1,20 a 1,30 de altura; Calças – 70 cm de altura; Camisas dobradas podem ficar em gavetas deslizantes com 10 cm de altura; Sapateira precisa de 34 cm de profundidade com alturas diferentes para botas, sapatos e sandálias; Prateleiras ou gavetas para camisetas com 20cm de altura e 32 cm para moletons e malhas , no mínimo.