sábado, 8 de novembro de 2014

CASA PRE- FABRICADA

Nome consagrado no design de móveis e na decoração, Philippe Starck agora revela seu talento no projeto de uma casa pré-fabricada. Construída em parceria com a empresa Riko, a morada gasta 30% menos energia que os lares comuns em países frios e produz eletricidade. O protótipo já está pronto.







Podem ser construídos com três tipos de estrutura: paredes de
 vidro, uma combinação de paineis de madeira e superfícies vítreas e, por fim, fechamento apenas de madeira. São 34 plantas, todas com design contido – algo pouco comum entre os trabalhos do ousado designer. "Eu não quiz impor nada a ninguém", conta Starck.A construção tem nome: PATH, uma sigla em inglês para "casas pré-fabricadas acessíveis". São dois modelos de morada. OMonfort (fotos) tem um ou dois pisos e se abre para o exterior. Já o Formentera tem um design concêntrico. Os projetos têm tamanhos entre 140 m² e 350 m² e de um a oito quartos.
Os diferentes modelos de teto escondem equipamentos capazes de gerar energia limpa, como placas solares e turbinas de vento. "Não precisamos destacar a tecnologia que usamos para desenvolver um projeto. Pelo contrário, ela precisa ser integrada de uma maneira simples e natural. Deve ficar invisível aos usuários", explica o designer. A fabricação e montagem da casa leva cerca de nove meses e custa de 2.500 a  4.500 euros por metro quadrado.