terça-feira, 8 de setembro de 2015

COZINHA ILHA

A cozinha com ilha central vem sendo muito procurada por pessoas que querem ter um elemento prático dentro desse ambiente sem deixar de lado o estilo moderno e contemporâneo. A referência para esse tipo de cozinha vem do estilo americano, que possui uma arquitetura com ambientes amplos e com uma apropriação de espaço prático para o dia-a-dia.
Mas para que a escolha da ilha da cozinha seja adequada ao seu espaço é preciso seguir algumas dicas importantes:
Procure ver o tamanho da sua cozinha, pois é preciso pensar na circulação em volta dela e também na distância com o resto dos móveis. Por isso para apartamentos com cozinha pequena não é aconselhável esse tipo de complemento.
O modelo vai depender do gosto dos moradores: com ou sem cooktop, com ou sem coifa, com espaço para preparo de alimentos, com pia ou apenas uma bancada para refeição e entre outros… O importante é seguir um padrão de altura que é de 0,90 m a 1,10m para que possa fazer as atividades confortavelmente.
Aproveitar o espaço que ela ocupa com gavetas e armários embutidos é uma ótima forma para guardar itens de cozinha. Você pode alternar elas de várias formas, com armários de um lado e banquetas de outro para que fique funcional e bonito.
A iluminação é outro ponto importante que deve seguir a essa lista de detalhes. Para qualquer função que exercer sobre essa bancada é preciso que tenha luz direta sobre ela. Os pendentes são os mais utilizados nessa parte de decoração e no mercado existem vários modelos e tamanhos.
Os materiais são variados, mas devem seguir a mesma linha que o resto da cozinha. Para quem utilizar a ilha central para cocção é preciso evitar o uso da madeira sobre a bancada, pois o material não é apropriado para esse tipo de uso. Procure revestir com pedra ou aço inoxidável que fica prático para limpeza e ideal para cozinhar.
Colocamos aqui algumas dicas importantes para essa tendência que vem com tudo em projetos residenciais. Agora aqui vão algumas ideias para inspirar no projeto de sua cozinha: