domingo, 20 de setembro de 2015

PADARIA

O paladar do brasileiro vem se tornando cada vez mais rebuscado e, com ele, os produtos oferecidos nas padarias, que agora levam o conceito gourmet para a mesa dos consumidores.
Segundo a Associação Brasileira de Panificação e Confeitaria (Abip), foi a concorrência dos supermercados – que passaram a investir em mais produtos na área de panificação – que impulsionou essa mudança. Para fugir da competição direta, as padarias estão investindo na oferta de produtos gourmet. Isso fez com que as padarias se tornassem centros de conveniência, visitados por mais de 43 milhões de brasileiros diariamente, de acordo com a Abip.
Um segmento que ganha destaque com a nova tendência é o de butique de pão, com produtos especiais para determinados nichos de consumidores.
No entanto, um problema surge com essa nova demanda mercadológica: a mão de obra especializada. Baseados na produção artesanal, grande parte da rotisseria, padaria e confeitaria gourmet é preparada por chefs com grande experiência, salários altos e uma série de equipamentos que pesam no orçamento das empresas.
Além disso, a matéria prima artesanal é importada e a fermentação natural das massas leva mais de 12 horas.
Mas, para as padarias que pretendem atender à demanda gourmet sem fugir do orçamento, esse não é um problema. Segundo estudo da Abip, o nicho de padarias que terão sua venda concentrada quase que totalmente em produtos congelados de centrais de produção vem aumentando nos últimos anos.