quarta-feira, 9 de setembro de 2015

CONSULTORIA & ARQUITETURA

Quase todo Arquiteto com quem trabalho tem um objetivo: vender mais serviços de Arquitetura. Por isso, uma das minhas primeiras tarefas como consultora é mostrar que nem sempre vender mais significa ter mais clientes(já tive mtos clientes e vivia triste e insatisfeita). Não se preocupe que eu vou te explicar(assim como vc já trabalhei para empresas que não valorizam o profissional e passei por mtas frustrações,ate resolver ter  meu próprio escritório).
Selecionar os clientes de Arquitetura é um importante passo para quem deseja ganhar nome no mercado e aumentar o faturamento do escritório. Não à toa, selecionar o público alvo é um dos passos para ter sucesso. Porém, você pode ir além nesta seleção.
Você pode realmente selecionar os seus clientes. A resposta sempre é a mesma: “Eu quero vender mais e você me diz para selecionar meus clientes”. Sim! E você vai entender porque vender mais não significa ter mais clientes de Arquitetura.
O que é mais importante pra você: ter um cliente grande que pague 10x pelo seu serviço ou dez clientes menores que pagam x cada um? Deixa que eu respondo!
É muito melhor ter apenas um cliente que pague 10x. Isso porque você não vende um produto, mas o seu serviço, a sua marca, o resultado de sua dedicação aquele projeto. O Arquiteto que tem apenas um cliente que paga bem pelo seu serviço pode imprimir todo o seu talento e de dedicação aquele projeto. Dessa forma, ele terá o melhor resultado possível no final.
Se o seu serviço é o que você vende, quer propaganda melhor do que projetos bem realizados e com maior dedicação possível? Além de poder realizar projetos melhores e mais agradáveis, essa é outra das vantagens de reduzir o número de clientes de Arquitetura.
Existem diversas formas de fazer essa seleção de clientes, as principais são:
  • Escolher um nicho de mercado bem segmentado
  • Ter um planejamento de comunicação estruturado para atingir determinado público
  • Ser seleto durante as negociações e evitar clientes que não dão muito valor ao serviço(existem clientes com a síndrome do arquiteto ) 
  • Evite clientes que pensam que são arquitetos.
  • Elevar o preço de seus serviços de Arquiteto
A última dessas estratégias é a que causa mais pânico em muitos Arquitetos, mas não precisa ter medo porque ela é uma das mais importantes nesse processo.
Em uma das minhas pesquisas, um Arquiteto me disse que tem muitos clientes de Arquitetura “goiaba” e gostaria de se livrar deles. É aquele cliente que vai, faz planejamento, mede a casa, realiza o anteprojeto e não dá continuidade ou pior o que é portador da síndrome(esse vive te ligando exigindo plantas e mais cotas e continua não entendendo o projeto,geralmente profissionais cadistas ou engenheiro de qualquer outra área...se eles sabem como fazer porque te contrataram?).
E, pelo que percebi, muitos outros profissionais também sofrem com esses “goiabas”. A seleção de clientes te ajudará a eliminar boa parte desses problemas, porque as pessoas que chegam a você estão mais dispostas a contratar seu serviço.
Esses clientes confiam no seu potencial e pagou por um serviço de excelência e não estão preocupados com as etapas do seu processo produtivo.eles esperam apenas um excelente resultado.
Você tem muitos clientes “goiabas” ou que não valorizam seu serviço? Com classe e de forma educada pontue como vc trabalha e valorize seu projeto,afinal ele é fruto de muita dedicação e trabalho(lembre-se boas ideias se vendem e a maioria das pessoas não estão acostumadas a pagar por esse tipo de trabalho) .Portanto se vc tem clientes que querem participar e gerenciar a obra junto com vc. Gentilmente convide  o mesmo para fazer estagio em outro escritório,pq vc já tem estagiários demais se ocupando de outras coisas para que vc obtenha excelente resultado.
Concordo com os comentários todo contrato deveria vir com uma passagem de ferias, e o cliente só teria contato com a obra apos estar tudo pronto.
Espero ter respondido as solicitações.