terça-feira, 15 de setembro de 2015

QUANTO CUSTA PROJETO DE INTERIORES

Primeiro, é legal esclarecer que há cursos técnicos e faculdades de design de interiores que preparam os profissionais para criar soluções técnicas e criativas para ambientes. Há também muitos arquitetos especializados no ramo.
Geralmente, o projeto de design de interiores é contratado para personalizar ambientes de um imóvel novo, mas há também quem se interesse pelo serviço para redecorar espaços que já existem. Interiores comerciais (e adequação de todas as normas necessárias) de lojas, hotéis, museus, baladas etc., também fazem parte do escopo desses profissionais.
Nesse sentido, o trabalho pode envolver da escolha do piso aos itens de decoração. Revestimentos, papéis de parede, mobiliário, tapetes, cortinas e até mesmo a iluminação incrementam essa fórmula.
Com todos estes detalhes em mãos, realmente não é tarefa fácil precificar um projeto. A maioria dos profissionais cobra por m2 e para estabelecer um valor ideal de base, a ABD - Associação Brasileira de Designers de Interiores - disponibiliza uma tabela com o custo da metragem por região:
Como você pode ver, quanto maior a metragem, menor o preço por metro quadrado. Esta tabela foi publicada em 2013. A versão mais atualizada da tabela está disponível apenas aos associados a ABD.Nessas tabelas você vai enquadrar cada cômodo em um grupo de complexidade, que acomodam as seguintes categorias (ou similares): 
- Projeto de Arquitetura de Interiores
- Layout de distribuição de móveis
- Escolha de acabamentos
- Distribuição e localização de pontos elétricos e hidráulicos
- Detalhamento de banheiros e cozinhas
- Detalhamento de mobiliário
- Detalhamento de 1 ou 2 móveis
- Escolha de tecidos, móveis, revestimentos e luminárias
- Detalhamento de forro











Quanto cobrar por um projeto de interiores.